Sublimação

papel para sublimação

Em química, a sublimação é a passagem do estado sólido para o estado gasoso, sem que a substância passe pelo estado líquido. Como a água, por exemplo, que pode ser gelo, pode ser líquido ou pode ser vapor. Na sublimação, a tinta sublimática vai passar do seu estado sólido para o gasoso diretamente, marcando indelevelmente o objeto ou o tecido.

técnica de sublimação pode ser aplicada em diversos tipos de tecido ou em objetos dos mais diversos. No mundo da moda, os tecidos estampados com tinta sublimática criaram uma nova revolução para a estamparia. Antes do surgimento dessa novidade, a estamparia era limitada a simplesmente usar silk screen e estampar camisetas e, com a nova técnica, muitas novidades chegaram ao mercado, inclusive fazendo ressurgir o mercado de brindes.

 

Serigrafia

Resultado de imagem para serigrafia

Esta técnica utiliza telas para gravar a estampa na camiseta. A tela é vazada bem na área da estampa. Para cada cor da arte que será impressa é necessária uma tela diferente. Deste modo, se a sua estampa possui cinco cores, serão precisas cinco telas diferentes.

Para a impressão em tecido, utilizamos tintas a base de água.

A camiseta é vestida em “mesas” térmicas que aceleram a secagem. O impressor vai passando com a tela e sobrepondo as cores.